quarta-feira, dezembro 08, 2004

Dicionário do Diabo

A palavra "charme" não se encontra nos dicionários portugueses. Uma vez que, pelo menos uma parte da população, tende a usar este termo com alguma frequência damos aqui o nosso contributo para a sua definição. Não somos, é certo, lexicógrafos, mas as nossas intenções são honestas.


charme s.m. palavra sem significado para os indivíduos do sexo masculino; para a população feminina designa uma abstracta qualidade dos homens de meia-idade que lhes garante um certo grau de atractividade. ter --: ter dinheiro, um bom carro ou um vistoso apartamento. (Do Lat. carmen)

2 comentários:

Anónimo disse...

Curiosamente, desconhecia a ausência do termo no dicionário português, mas não me surpreende minimamente.
O charme, só por si, é um termo incompleto e fechado, quem o usa, auto-define-o, o que até nem é algo preocupante, poderia eventualmente ser uma reflexão artística, no entanto, tende a ser usado como argumento justificativo para as escolhas de cada um em relação a outros seres humanos, e como tal, obriga-me a rejeitá-lo, assim como rejeito todos os conceitos que não estão abertos a toda a raça humana com capacidades pensantes.
As mulheres tendem a usar o termo em causa para justificar as suas escolhas no campo do sexo oposto. Exemplificando... É muito comum encontrar a célebre frase “ ele não é bonito mas tem charme” a ser proferida por grande parte das mulheres, mas as hipóteses de encontrar um homem que diga “ela é feia mas tem charme” são diminutas.
Uns poderão alegar que os homens são voyeurs por excelência, muito mais do que as mulheres, outros dirão que voyeurs é um nítido eufemismo para os poupar ao termo “tarados”, ainda outros irão dizer que a impulsividade sexual está mais presente nos homens do que nas mulheres, enfim, parece-me que todas elas interessam muito pouco para a questão, ou pelo menos não o suficiente.
As características que supostamente definem um homem com charme, segundo a perspectiva das mulheres, seria a postura, a cultura, o magnetismo, o tacto social, entre muitas outras coisas, embora nenhuma delas seja verdadeiramente palpável, quando se tornam palpáveis, definem-se cruelmente com as características definidas no teu post. Frases a retorquir o resultado de uma exclamação do porquê de alguma mulher dizer que um homem feio é atraente são normalmente constituídas com um simples “tem charme”. Simplicidade acima de tudo, nada como ter um termo exclusivo para a sociedade feminina (apesar de nem entre elas haver uma definição), desabilitando assim qualquer contestação lógica e pouco “poética” das suas escolhas por parte do sexo oposto.
Durante todo este tempo sempre senti o conceito como algo inventado para proteger a mulher das críticas sociais em relação ás suas opções, mas juro que nunca me passou pela cabeça que o termo nem sequer estivesse registado nos dicionários da língua portuguesa. “How convenient” .

Filipe Faria

morgy disse...

Não concordo muito com esta definição de "charme", vou considerar como um desafio a colocar a minha definição num futuro post.