domingo, maio 27, 2007

The Trap (part I)




Um documentário em vários episódios que apresenta uma crítica a alguns aspectos do neoliberalismo quando aplicado à política e à sociedade. Contém várias ideias sobre as quais vale a pena reflectir, mas penso que não é inteiramente justo em relação a algumas críticas que faz, designadamente no que diz respeito à aplicação da teoria de jogos tanto na sociedade humana como em sociobiologia. Não é tanto o método que é fraco, mas antes os pressupostos que nem sempre são realistas e a modelação usada que é demasiado simples.

A ideia central do documentário é uma crítica ao efeito perverso de um modelo do ser humano enquanto apenas uma máquina movida pelo ganho pessoal. Uma visão que eu concordo ser limitada mas que, no entanto, constitui uma parte importante daquilo que somos.

A síntese que sobressai é a necessidade de compatibilizar um ideal de sociedade onde coexistem interesses do colectivo de cidadãos e a maximização de liberdade individual. Onde o indivíduo seja entendido não apenas como um agente racional e egoísta, mas também como membro de vários grupos com aspirações sociais e fazendo parte de uma comunidade alargada.

2 comentários:

Anderson disse...

O documentário é bem feito, mas peca ao não mostrar a questão do que é chamado Jogos interados. Realmente a forma "racional" visando maximizar o lucro se dá na forma de traição na Teoria dos Jogos sem interação. Mas quando os participantes voltam a se enfrentar a melhor solução é cooperar. Desta forma muitas conclusões apresentadas se tornam invalidas ou tendenciosas ao invalidar a Teoria dos Jogos de forma simplista.

Nuno D. Mendes disse...

Precisamente...