sábado, dezembro 24, 2005

O Natal

Hoje cumpri um ritual que faz, cada vez mais, parte do ceremonial desta quadra do ano. Enviei a todos os meus amigos e colegas uma mensagem de Natal.

Singela nas palavras, a mensagem desejava a todos um Feliz Natal, qualquer que fosse o significado que cada um lhe atribuísse.

Muitos mostraram espanto por eu admitir que o Natal se tratava de uma noção polissémica. Com efeito, recebi algumas respostas que retorquiam que Natal tinha um único significado: o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (Iesum Christum Dominum nostrum para os leitores do Vaticano).

No entanto, é já sobejamente sabido que este senhor Jesus (do Hebraico Deus salva) Cristo (do Grego Messias) nasceu efectivamente em data incerta e que este período do ano foi convencionado como data comemorativa por razões meramente logísticas (vide O Natal dos Deuses Cristãos).

De resto, significados alternativos são bem conhecidos nos círculos politicamente correctos dos Estados Unidos que insistem em desejar Happy Holidays em vez do tradicional Merry Christmas por nesta altura também se celebrar o Hannukah e o Kwanza.

Para os cínicos, o Natal representa somente um excelente negócio para os comerciantes (facto incontestável) e para outros é simplesmente a altura mais deprimente do ano.

Para mim é uma excelente desculpa para depurar a agenda telefónica.

4 comentários:

Nuno D. Mendes disse...

Antes que alguém conclua que recebeu uma mensagem de Natal simplesmente porque estava a participar numa procedimento de limpeza da lista telefónica devo dizer que não é o caso.

As mensagens que foram enviadas constituem sinceros votos de alegria e felicidade para esta época. Votos que mantenho, naturalmente, para todas as épocas do ano.

Héliocoptero disse...

Votos que eu agradeço e retribuo, Nuno :)

E não esquecer que o Natal era originalmente um festival pagão do solstício de inverno (Dies Natalis Invicti Solis), apropriado pelo Catolicismo no processo de conversão, tal como com outras celebrações pré-cristãs.

Grande Abraço :)

|m@giNe disse...

e quem não respondeu à mensagem?!
vai ser eliminado de tão selecta agenda?!!?

(é que não é por não responder que não desejo essas coisas boas todas... é mesmo por ser um bronco arrogante ^_^ kiddin')

Anilikos disse...

kali hronia kai hronia kala